sexta-feira, 25 de julho de 2014

INTERCÂMBIO É COISA SÉRIA


Hoje eu queria falar um pouco sobre esse assunto porque para muitos que estão vindo, ou que estão acompanhando pessoas que estão aqui como eu, não sabem perfeitamente o que se passa. E acho que na grande maioria intercambistas viveram ou passaram pelo que estou passando.

Calma gente! Não estou tendo um surto psicológico não... ou quase... rsrs


Bom no primeiro momento você está 100% confiante de que vai ir para a Europa, vai conseguir aprender inglês, uma boa casa para morar, um trabalho para se manter no país e continuar a vida. Você acredita nisso porque tem pessoas que conseguiram. E claro, isso não é impossível, acontece.

No segundo momento você está na Irlanda ou no país que sonhou estudar ou estar, e se encanta com tudo, sorri muito, chora muito de saudade, começa as aulas, se enturma com a galera, arranha um inglês ok! Conseguiu.

No terceiro momento, sua mente começa a trabalhar a mil. Você continua se divertindo sim, fazendo amigos. Mais o tempo está passando e você com seu inglês mais ou menos vai surtando toda vez que vê seu dinheiro indo embora e você ainda não tem trabalho, não confia muito em você e se cobra.... A se cobra. Começa a estudar mais. Porque se quer continuar precisa se esforçar. Tem apoio dos amigos, da família, mais mesmo assim fica uma neura as vezes, que você começa a pensar se fez o certo (o que não é o meu caso) ou que tudo bem, fica os 6 meses e depois volta para o Brasil. (já foi o meu caso, :P)

E depois de tudo isso chega o quarto momento. 
Ah sim...
A confiança chega. Esses quase dois meses estudando, treinando algumas palavras, assistindo filmes com legendas em inglês, livros, aulas, sites de inglês, conversas no whatsApp (em inglês), oportunidades de emprego que dão um UP e você fica mais calma (o). Confiante.

O que quero dizer postando isso:
- Em qualquer lugar que você for, nem tudo são flores. Lógico que estando em nosso país há um certo conforto, mais mesmo assim temos que continuar batalhando para conquistar nosso lugar.

- Intercâmbio não é só juntar dinheiro, um bom dinheiro diga-se de passagem, e ir gastar no país sem algum retorno, seja em cultura, conhecimento ou prazer. É respeitar a si próprio, é saber que você vai ter momentos desesperadores, de querer voltar, de sentir saudade, de não conseguir o que quer, de não entender as pessoas estrangeiras e de chorar. 
Mais também é de conhecer o novo, de rir muito, de batalhar para aprender como funciona tudo e falar outra língua. É querer ficar mais um pouco e dar o melhor para que isso aconteça. É de matar saudade de amigos e família pelo Skype e redes sociais. 

Como disse, não me arrependo de estar aqui. Felicidade é pouco pelo que sinto agora, mais estou aprendendo a controlar emoções e sentimentos. Porque o tempo voa, mais eu preciso viver um dia de cada vez. 

2 comentários:

  1. Di! Ótimo post , traduziu perfeitamente os meus sentimentos de pré embarque. Estou aqui cheio de expectativas de que tudo dará certo, mas ao conversar com as pessoas que já estão ai...vejo q as coisas não são tão fáceis.... ter esse controle emocional n deve ser nd fácil, mas é um amadurecimento que só o intercambio traz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, precisa estar preparado para tudo. E mesmo não estando preparado estar forte para aguentar. Good lucky Bob!!!

      Excluir