quinta-feira, 27 de junho de 2013

COMO PLANEJAR SEU INTERCÂMBIO - by DIANA

Planeje seu intercâmbio, o começo de tudo.

Quando decidi fazer o intercâmbio realmente, eu não tinha todo o dinheiro no banco. Na verdade, minha falta de sabedoria em usá-lo e meu lado consumista sempre foi bem mais forte. Então precisei parar e pensar: o que eu estava fazendo com o meu dinheiro?


Comprei com caderninho de anotações no ano passado, como forma de saber com o que eu gastava. Então no mesmo, dei uma olhada para ver o que não era necessário. Em fevereiro as coisas mudaram radicalmente na minha vida. Então como experiência própria posso dar algumas dicas de como ajudar a guardar dinheiro. 

Sabe aqueles almoços com os amigos no horário de trabalho ou nos fins de semana? É, eles acabaram. Lógico que de vez em quando dá, não precisa se afastar deles por causa disso. 
Fora aqueles "rolês" no fim de semana, barzinho, balada e tals. 
No caso das mulheres, aqueles brincos, joias em geral que você vê baratinho e diz pra si mesma: Ah, não posso perder essa promoção... É, também não existe mais. 
Fora o bendito cartão de crédito... Esse ai é um perigo. Eu chegava a gastar a metade do meu salário só usando ele. 

Então cortei esses gastos. Posso dizer que meu lado consumista ainda não sumiu totalmente, mais quando se quer algo, o jeito é eliminar outras não é?

Então vai mais algumas dicas para se planejar, poupar seu dinheirinho suado, afinal, não é da noite pro dia que você junta 15.000,00 pra custear seu sonhado intercâmbio. 

- Em um caderno, anote as contas que você ainda tem que pagar. Coloque o mês pra facilitar a visualização. E feche o valor. (No meu caso eu pago água e luz, então não tem valor certo, mais dá pra ter uma noção pela anterior).
- Depois abaixo, coloque o valor que dá pra você colocar no banco. 
Tente fazer isso até a data que você pretende viajar. Isso te dará uma noção do quanto terá.
Lógico que tem caso e casos, dos que trabalham a algum tempo, tem férias, 13º, FGTS, outro emprego, e etc. Coloque tudo no lápis também. 
- E sempre coloque uns R$100,00 de extra. Eventualidades sempre acontecem. :P

A princípio, eu não consegui chegar ao valor, mais cortei mais outros gastos desnecessários e hoje estou bem mais tranquila porque consegui. Também consegui um extra trabalhando como freelancer em um restaurante perto do meu trabalho (o que vai me ajudar até como experiência). Fora outras coisas que faço pra conseguir levar um dinheiro extra que é muito importante em questão de emprego na Irlanda.

Bom é isso. Espero ter ajudado alguém a se programar melhor.

Contando os meses, já que dias parece uma eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário