quarta-feira, 30 de julho de 2014

TIRANDO DOCUMENTOS NA IRLANDA - PPS/STUDENTCARD/GNIB

Olá galera. Estou quase completando 2 meses e hoje tirei finalmente o último documento para continuar aqui: GNIB. Não que demore tudo isso, mais expliquei no post anterior sobre a minha saga com o Banco da Irlanda. Ok! Vamos para os documentos.



Vale a pena lembrar que alunos internacionais devidamente matriculados em um curso de inglês matutino, com duração mínima de 25 semanas e carga horária semanal mínima de 15 horas tem acesso ao trabalho legal na Irlanda, aqui conhecido como casual employment. Isto quer dizer que você pode trabalhar até 20 horas por semana durante o período de aulas e até 40 horas por semana durante o período de férias.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

INTERCÂMBIO É COISA SÉRIA


Hoje eu queria falar um pouco sobre esse assunto porque para muitos que estão vindo, ou que estão acompanhando pessoas que estão aqui como eu, não sabem perfeitamente o que se passa. E acho que na grande maioria intercambistas viveram ou passaram pelo que estou passando.

Calma gente! Não estou tendo um surto psicológico não... ou quase... rsrs

terça-feira, 22 de julho de 2014

ABRINDO UMA CONTA NA IRLANDA

Eu nunca achei que seria tão demorado abrir uma conta no banco aqui. :P
Deixo uma dica:
Não abram no Bank of Ireland...
E se forem só porque a escola tem vínculo com ela se preparem, serão semanas...




Primeiramente você tem que agendar dia para ser atendido. Já virão isso? Eu fui numa terça-feira e só tinha data para a próxima terça...
Ok.
Lá fui eu com o passaporte e carta da escola. Eles pedem para que você preencha um formulário e volte na semana seguinte para pegar o número da conta. 
Fuck! Para quê pegar o número da conta. Bom eu não fui. E por isso meu cartão e minha senha não chegaram em casa. haha
Lá fui eu novamente, peguei o numero da conta e enfim chegou a senha na segunda e cartão na quarta. Beleza! 
Voltei no banco novamente na quinta e fui depositar os benditos 3 mil euros. E adivinha? Tinha que voltar ao banco para pedir o extrato. Voltei na segunda, dessa vez sozinha, e agora estou esperando o extrato para tirar o GNIB finalmente. O que tenho que fazer até dia 4 de agosto. 

Deu para entender porque não aconselho abrir conta nesse banco não é?
Fiquei sabendo por uma colega de sala que ela fez isso tudo no mesmo dia em um banco X, no qual não me lembro agora. E agora ela já está com todos documentos em dia. 

Bom, procurem saber algum não arcaico como esse ou fiquem espertos com os passos a dar. No mínimo um mês...

See you next.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

ESCOLA NCBA


Hi guys!
Hoje eu venho falar da escola na qual eu estudo a quatro semanas.
Em primeiro lugar, nessa ou em qualquer escola de inglês aqui na Irlanda começa pelo teste de nível. Eu não sabia que tinha que marcar a prova pelo site então comecei duas semanas atrasada. 
Fica a dica. Procure saber sobre isso se sua escola for outra.
Documentos para PPS, GNIB, conta no banco e cartão de estudante solicita-se tudo pelo site também.
http://www.ncba.ie/requestform

Eu fiz isso e esperei chegar em casa. A carta da conta no banco chegou na terça e o restante demorou então fui pegar na secretária.
Ponto negativo: Deveria chegar todas em casa. Eu teria agilizado tudo rapidamente. Como não sabia, lá se foi uma semana. 

Fiz o teste na segunda-feira e o resultado saiu na sexta-feira. 
O teste foi em D8, uma boa caminhada. :P

Sobre as aulas:
Pontos negativos: Mudei de professor de gramática toda semana. Acho negativo porque fica difícil entender mudando de formas de aprendizado toda hora. Cada um tem uma forma de ensinar e o pessoal acaba se identificando com um. Outra coisa é sala cheia. Mais de um mês que estou lá aconteceu isso duas vezes. O pessoal chegou a fazer abaixo assinado para reclamar disso e acho que funcionou. Não tem passado de 15 alunos.

Pontos positivos: Localidade é boa. Fica a 20 minutos de casa. Nosso primeiro professor, o David ele é bem divertido e paciente. Eu aprendo muito com ele porque não preciso ficar direto no tradutor, pois ele chega até desenhar. Apesar da mudança de professor da segunda aula, pegamos dois muito bons, a Charlotte que exercitava nossa fala em perguntas, ajudando assim nossa pronuncia e o John, que usava suas aulas com exercícios de gramática seguindo uma ordem. 

Meu inglês hoje:
É claro que não está como estava quando cheguei. Tenho uma compreensão maior. Mais as aulas nunca, eu digo NUNCA poderá ficar só na sala de aula. É uma base. Usar o que aprende falando com as pessoas e estudando em casa é um conjunto fantástico para aprender e falar inglês.

Eu reclamo muito, porque ainda sou muito insegura para sair falando. Esqueço palavras e a forma de escrever a frase. Mais é apenas um começo. O importante é tentar e ter vontade de estudar, o que é outra coisa. haha. Mais quem quer vai atrás.

Qualquer dúvida é só comentar. 

See you!




UM MÊS DE IRLANDA - O QUE FALAR


É estou sumida. Sorry por isso.
Eu poderia dizer que ando muito ocupada e blá blá blá, mais não, reina em mim uma preguiça imensa! 
haha
Mais tirei essa segunda-feira para atualizar o blog e no decorrer da semana teremos mais novidades.
Bom, vamos ao titulo do post: O que falar da Irlanda estando um mês aqui?
Por tópicos: